Cliente + Sistema + Stone
O cliente (estabelecimento) sempre busca ferramentas que o ajude vender mais, organizar e gerir melhor o negócio dele.
Com isso, ele acaba trabalhando com duas principais ferramentas: maquininha de cartão e um sistema/ERP.
Estes dois, ainda que separados, fazem parte da vida de milhões de estabelecimentos que impulsionam o país gerando milhões de empregos.
Por estarmos ao lado da operação do nosso cliente, identificamos que nós, Stone, poderíamos somar ainda mais forças com os sistemas/ERPs - para transformar pra melhor o controle e os fluxos de vendas dos nossos clientes.
Qual é o fluxo de venda onde não há transação integrada com o sistema?


Apesar de o estabelecimento conviver com este fluxo por anos - dando até a impressão de que "é normal" -, percebemos que não é o ideal.
Conversando com muitos dos nossos clientes, vimos que é um fluxo trabalhoso e que, ao final do dia, ele perde muito tempo tendo que fazer este "duplo lançamento" de informações únicas.
Além disso, muitos relatam sobre erro humano na hora de fazer os lançamentos e registros:
Exemplo: no sistema, é lançado o valor de R$1.000,00, mas na maquininha, lançam R$100,00.
Pelo fato de quem está operando a maquininha deixar de digitar uma vez o número "0", o estabelecimento deixou de receber R$900,00.
Imagine o trabalhão que o cliente tem para corrigir.
Algumas pessoas também erram na hora de inserir o nome da bandeira do cartão dentro do sistema, para ser gerado os relatórios financeiros - visto que a taxa muda conforme a bandeira.
Através deste erro humano, as informações dos relatórios dentro do sistema ficam incorretas.
Qual é o fluxo de controle onde não há transação integrada com o sistema e sem a Conciliação?


Quando o cliente (estabelecimento) insere as informações das transações dentro do sistema, o sistema faz todo o cálculo de taxas (de acordo com o que o cliente informou), bem como, organiza todo o fluxo financeiro dele.
Exemplo: gera os relatórios de valores recebidos e a receber - de acordo com a data de liquidação que o cliente informou dentro do sistema.
Porém, estas informações podem estar erradas pois não está sendo feito a conciliação destas transações.
Quais os cenários que identificamos estes erros?
1 - dentro do sistema, o cliente configura que o prazo para liquidação de transações no débito é D+1, ou seja, cai no dia útil seguinte à transação.
Quando ele faz uma venda na sexta, o sistema informa que o cliente receberá no dia seguinte (sábado). Porém, o cliente receberá somente na segunda.
Ou seja, a informação que está dentro do sistema, não vai bater com a data que realmente o cliente vai receber em sua conta bancária.
Muitos sistemas já tratam este tipo de situação, e consideram que não há recebimentos durante os finais de semana. E isso é muito bom.
E se na segunda for feriado? Cliente também não vai receber.
2 - o cliente fez uma venda de R$1.000,00 em 10x.
obs: não vamos considerar a taxa.
Digamos que ele tem 10 parcelas de R$100,00 para receber da Stone.
Como o cliente inseriu estas informações dentro do sistema, o próprio sistema gera os relatórios de recebimento do cliente. Neste caso, o sistema informa que o cliente vai receber R$100,00 todo mês durante 10 meses.
Digamos que no 3º mês de recebimento, o cliente entra no portal da Stone e antecipa as 7 parcelas que tem a receber desta venda. Logo, ele recebeu o valor das 7 parcelas que faltavam, ao invés de receber parcelado.
Pelo fato de o sistema não ter as transações integradas, mesmo o cliente recebendo as parcelas de forma antecipada, o relatório do sistema continua informando que o cliente tem 7 parcelas a receber. Informação errada!
Muitos sistemas conseguem tratar este tipo de situação, entregando um ambiente para o cliente ajustar estas informações de forma manual. Funciona, mas é mais uma rotina para o cliente controlar.
A única forma de evitar este tipo de situação é através da CONCILIAÇÃO!
Entendendo que todo este fluxo de vender e controlar não é o ideal, qual a proposta de SOLUÇÃO da Stone?
Desenvolvemos uma API chamada "Connect", que permite que o sistema/ERP se integre na Stone de uma forma simples e rápida.
Através desta integração, conseguimos manter todos os vínculos entre uma venda criada no sistema e a transação feita na maquininha, além de fazer toda a conciliação das transações!.
A venda é iniciada dentro do sistema, e ao escolher a forma de pagamento e condições, o sistema manda os dados diretamente para a maquininha (POS).
A maquininha recebe a venda preenchida. Cliente final apenas insere o cartão e digita senha.
Após transação ser aprovada, informaremos o sistema de que a venda foi paga, bem como, todas as informações necessárias para serem registradas automaticamente dentro do sistema (bandeira, NSU, ID's, dentre outras informações).


Além deste vínculo da venda, também daremos a data exata que a transação será paga pela Stone.
Através da conciliação feita pela API Connect, o sistema também terá as informações de liquidações, ou seja, o que já foi pago pela Stone.
Desta forma, se o cliente antecipar, o sistema será avisado para fazer o ajuste nos relatórios financeiros dos clientes.
Através desta integração, conseguiremos ajudar nosso cliente a ter um fluxo de venda muito mais ajustado e dinâmico, e também a ter um maior controle das informações de cada transação, melhorando a experiência e aumentando a produtividade do estabelecimento.
Quais os benefícios de se integrar na API Connect?
A integração na API Connect permite ao sistema/ERP fazer uma integração simples, evitando o desenvolvimento de aplicações na maquininha (POS). Com isso, o sistema/ERP continua mantendo o foco no negócio core, além de evitar alocação de um time por um longo período para integrar e desenvolver aplicação no POS.
Quando em produção, também não precisará alocar time para manter uma aplicação no ar, bem como, mantê-la atualizada.
Além de conectar o seu sistema à nossa maquininha, você também contará com outras funcionalidades:
- transações vinculadas com os ID's das vendas do sistema.
- conciliação de todas as transações.
- impressão de nota fiscal e recibo direto no POS.
- vínculo fechado ou aberto entre PDV/caixa e cada POS.
- outras funcionalidades que fazem a diferença para o cliente.
Na próxima página, iremos explicar quais conceitos usamos em nossa API.
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Updated 6 months ago